Utilizado para medir a pressão do óleo, na escala de zero a 100 kg/cm². Nº 6616546.
Manômetros são instrumentos utilizados para medir e indicar a intensidade de pressão do ar comprimido, óleo, água, vapor e fluídos em geral.
Muito utilizados nos circuitos pneumáticos e hidráulicos os manômetros tem a função de indicar o ajuste de pressão em um sistema, circuito ou maquinário.
Manômetros tipo Tubo de Bourdon
São manômetros cujo funcionamento é baseado no Tubo de Bourdon, invenção de Eugene Bourdon, patenteada em 1849 na França. Bourdon fundou a Bourdon Sedeme Company para fabricar a sua invenção que é, até os dias atuais, um dos instrumentos mais utilizados em todo o mundo para a medição de pressão.
O funcionamento do Manômetro de Bourdon consiste em uma escala circular sobre a qual gira um ponteiro indicador ligado a um jogo de engrenagens e alavancas.
Descrição física
Objeto em formato cilíndrico, com todas as superfícies metálicas, com exceção do painel frontal, que é em vidro, protegendo o interior de papel. O painel possui medições de 0 a 100, com intervalos de dezenas. está registrado na parte central inferior:
"Schäffer & Bundenberg
G.m.b.H.
Magdeburg-Buckau.
Fabrik Zeichen
kg/cm²
Nº 6616546.
Inferior à parte cilíndrico há uma pequena protuberância rosqueada.
Acervo protegido pela Lei 9.610 de 1998. A reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito é proibida. Em caso de utilização dos dados, é obrigatória a citação da referência.