Estas luvas eram usadas principalmente pelos empregados que trabalhavam na distribuição e transmissão, nas subestações abaixadoras, ou por elementos que trabalhavam em locais onde existia tensão e a necessidade do uso de isolante contra as tensões ou correntes eram necessárias. É a melhor proteção que se conhece para os trabalhos em eletricidade, visto as excelentes qualidades isolantes do material empregado em sua fabricação.
Estas luvas são adquiridas em vários tamanhos de acordo com a listagem em poder da seção de segurança e higiene do trabalho, sempre se adaptando ao tamanho da mão do usuário, adaptação esta que é realizada pelos supervisores de segurança do trabalho, que tem a sua ação em âmbito de todo o estado.
Descrição física
Luva de borracha natural, originada das seringueiras.
O material empregado na fabricação é de borracha originada das seringueiras, a mesma deve ser jovem, não ultrapassando mais de cinco anos de vida produtiva, pois seringueiras mais idosas não produzem borracha que tenham características físico-químicas necessárias à elaboração das mesmas, ou ainda resina ou composto de borracha à base de poli-isopropileno de alta qualidade isenta de material de recuperação, fato que é comum na indústria da década de 1970. O processo de fabricação é ainda o de imersões ou um processo que seja equivalente, sendo que o de imersão é o que apresenta melhores resultados no produto acabado, sendo como final a vulcanização que confere ao produto final, sem emendas de acabamento uniforme. as mesmas usam moldes no formato da mão, quer com dedos curvos, ou quer com dedos retos.
Acervo protegido pela Lei 9.610 de 1998. A reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito é proibida. Em caso de utilização dos dados, é obrigatória a citação da referência.