Original do livro Fantoches, edição comemorativa, contendo anotações de desenhos do autor na margem, 1972.
Primeiro livro de EV publicado em 1932. Voltou a ser publicado apenas em 1972 numa edição comemorativa aos 40 anos de carreira do escritor. Para esta última edição EV anotou e desenhou em marginália de próprio punho as 212 páginas impressas da edição princeps de 1932. Foi utilizado um exemplar desta primeira edição cujas folhas, enquadradas uma a uma em moldura cartonada, constituíram o campo da marginália. Estas 212 páginas manuscritas constituem o original autenticado e autografado por Erico Verissimo com a dedicatória a Flávio Loureiro Chaves. Também está incluso no acervo um exemplar da reedição de 1972.
Fantoches é o primeiro livro publicado de Erico Verissimo. A primeira versão, de 1932, vendeu pouco mais de 400 livros, o restante queimou em incêndio ocorrido na livraria do Globo.
Acervo protegido pela Lei 9.610 de 1998. A reprodução para fins comerciais sem a autorização dos detentores legais do direito é proibida. Em caso de utilização dos dados, é obrigatória a citação da referência.
Legislação de Proteção aos documentos
Acervo arquivístico protegido pela Lei nº 8.159 de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.