Descrição contextual
O Manômetro é um instrumento de medição de pressão através de uma força aplicada por um fluido ( líquido ou gás ) em uma superfície. A pressão normalmente é medida em unidade de força por unidade de área superficial.
Muitas técnicas foram desenvolvidas para medir a pressão e o vácuo . Os instrumentos utilizados para medir e exibir pressão em uma unidade integral são chamados de manômetros ou medidores de vácuo.
Um manômetro é um bom exemplo, pois usa uma coluna de líquido para medir e indicar pressão. Da mesma forma, o Manômetro Metálico (Calibre Bourdon) amplamente utilizado, sendo um dispositivo mecânico que mede e indica, e provavelmente é o tipo mais conhecido.
Um indicador de vácuo é um manômetro medidor de pressão usado para medir pressões inferiores à pressão atmosférica, que é definido como o ponto zero, em valores negativos (por exemplo: -15 psi ou -760 mmHg igual ao vácuo total).
A maioria dos medidores mede a pressão em relação à pressão atmosférica como ponto zero, então essa forma de leitura é simplesmente referida como “pressão de calibração”. No entanto, qualquer coisa maior do que o vácuo total é tecnicamente uma forma de pressão.
Para leituras muito precisas, especialmente a pressões muito baixas, um medidor que usa vácuo total como ponto zero, pode ser usado dando leituras de pressão mais precisas.