Descrição do documento
Original “Prefácio para ser composto em grifo, sem título” -1 folha
O próprio Erico intitulou: “Prefácio para ser composto em grifo, sem título”
Uma folha datilografada com emendas manuscritas e assinada por Erico. Consta do planejamento de 4 novelas: A 1ª descrita no comentário de Erico a seguir, O Ataque (fragmento do Arquipélago), Esquilos de Outono (conto americano) e Sonata (uma fantasia poética em torno do tempo). Conclui assim a fólia original: “Deixo aqui o desarmonioso quarteto – duas estórias de agressão e duas de regressão, fazendo votos para que a tempestade cesse, o dia nasça, a ponte se recomponha, o rio volte ao seu leito e cada personagem possa seguir ao sol o seu destino individual, passado o pesadelo da noite”
Ataque é um fragmento de O Arquipélago, terceiro volume da trilogia O Tempo e o Vento, que só aparecerá em 1960. Trata-se de um episódio violento da Revolução de 1923, no Rio Grande do Sul: o assalto dum destacamento revolucionário à cidade (imaginária) de Santa Fé...
Erico compara este livro a uma casa abandonada num descampado e na qual tivessem buscado abrigo, em noite de tempestade, quatro pessoas que nunca se houvessem visto antes - diferentes no aspecto físico, no espírito, na profissão, no destino... em tudo. Neste volume, pois, se misturam realismo, violência, fantasia, mistério e poesia.
Aqui vão algumas considerações do autor a respeito da obra, escritas quando do lançamento do livro:
IMAGINEI certa vez uma história assim: numa casa abandonada à beira da estrada, num descampado, buscam abrigo num dia de tempestade quatro pessoas - duas mulheres e dois homens: uma secretária, uma prostituta, um caixeiro-viajante e um padre. Nunca se viram antes, mas como a tormenta continua, a ponte próxima ruiu e o rio transbordou, são obrigados a passar a noite na casa sem luz nem conforto onde o acaso os reuniu.
Que acontece? Não sei, pois não cheguei a escrever a novela, e se dela me lembro agora é porque o presente volume até certo ponto se parece com essa casa abandonada e improvável, visto como, fazendo as vezes de destino, reuni nele quatro histórias desiguais entre si, e que praticamente "nunca se encontraram antes", pois têm origens e propósito diversos. Comentário de Erico publicado na contracapa do livro “O Ataque”.